segunda-feira, 25 de julho de 2016

Quatro meses em Bergamo

Eh engraçado como as coisas podem mudar tanto em tão pouco tempo!

Desde quado eu postei pela última vez, há mais ou menos três meses, minha vida e minhas perspectivas estão muito diferentes.
A primeira coisa que mudei foi minha atitude com relação às coisas:
- Parei de reclamar do que não estava dando certo (ou pelo menos diminui muito o quanto me lamentava) e comecei a correr atrás
- Me mudei para um apartamento onde as pessoas estavam lá com o mesmo "espirito" que eu, morando e trabalhando e não "passando férias"
- Conheci dois coinquillinos italianos muito legais e que me ajudaram demais durante esse tempo
- Passei a ser mais pro-ativa na procura de emprego e na relação com as empresas com as quais consegui uma entrevista (me oferecendo para ajudar, perguntado como ia o andamento das coisas e fazendo às vezes até mais que a minha parte)
- Estudei italiano um pouco por conta, a maior parte com a prática com meus novos e queridos amigos italianos, e também com um curso intensivo (no qual fiquei muito feliz por ter entrado já no nível B2) feito na Universidade de Bergamo chamado CIS (corso d'italino per stranieri)

Com isso minha vida melhorou muito: Consegui um doutorado na Ecole Centrale de Paris em parceria com a empresa Exxelia. Transformei meu dia-a-dia, estando em uma cidade maior, com mais facilidades e atividades e, principalmente, onde eu tinha boas relações com outras pessoas. Aprendi bastante italiano, tendo, ao fim, sido aprovada no nível C1 (avançado) na semana passada. Aproveitei minha estadia aqui na Itália para aprender um pouco sobre o estilo de vida dos italianos e para criar alguns vínculos. Conheci pessoas incríveis de diversos países do mundo.

Em suma, foi uma ótima experiencia que me ensinou que a pro-atividade (em relação a perguntar o andamento, ajudar com o possível e o impossível), a confiança em si próprio e as boas relações (com indicações, por exemplo) são fatores muito importantes para a evolução profissional, que as amizades, a relação social e as facilidades de onde se mora são muito importantes para manter a alegria e a moral e que a Itália é também um pais incrível.

Coloco aqui algumas fotos desses meses aqui em Bergamo (Palácio de Mantova, almoço brasileiro, abbraccio della mura, festa do CIS, passeio por Verona, passeio por Foppolo e passeio pelo lago de Garda):





 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário